Quando Sophie Robinson e sua melhor amiga Melissa Causer saíram para uma festa na última véspera de Ano Novo, estavam animadas para a grande noite. Durante as próximas horas, elas passaram por pubs e boates em Middlesbrough, na Inglaterra, enquanto bebiam muita vodka. Mas o que começou como uma noite de diversão, no primeiro dia de 2014, acabou terminando em tragédia quando uma briga eclodiu entre as duas meninas, deixando Robinson cega de um olho.
Causer, de 21 anos, atacou Robinson em uma briga que começou por conta de uma lata de spray de cabelo e terminou sobre quem deveria pagar pelo táxi para casa. Ambas estavam “completamente bêbadas”, de acordo com Sophie, de 20 anos. Ela foi jogada no chão por Melissa que, então, levantou o pé e pisou no rosto da vítima com seu salto alto três vezes. O golpe final perfurou o globo ocular direito de Robinson, dividindo-o em dois.
“Eu quero alertar as pessoas sobre os perigos de beber excessivamente neste Ano Novo – ou em qualquer outro momento”, disse Robinson. “Eu nunca tinha visto Melissa agir violentamente antes, mas naquela fração de segundo, ela mudou de minha melhor amiga para a pessoa que arruinou a minha vida. Estou convencida de que ela não teria feito isso se não tivesse bebido tanto. Bebemos pelo menos dez drinks, cada uma.”
Ela acrescentou: “Minha história é um aviso de como o consumo excessivo de álcool pode fazer algumas pessoas perderem completamente o controle. Eu só fico feliz quando eu estou bebendo, mas algumas pessoas ficam violentas com a bebida, e Melissa claramente é uma dessas pessoas. Mesmo assim, nós ainda não sabemos realmente o que a fez agir tão terrivelmente assim. A nossa briga foi tão boba. Eu hoje estou realmente afetada por isso, e agora tenho medo de sair à noite. Eu certamente não irei para uma festa desconhecida nesse Ano Novo.”
Após o ataque terrível, na madrugada do dia 1º de janeiro deste ano, Robinson foi levada para o hospital onde os médicos lutaram para salvar seu olho. Mesmo com todos os esforços da equipe, a moça ficou com cicatrizes visíveis e cega para todo o sempre em seu olho direito.
Melissa foi considerada culpada por causar lesão corporal grave no tribunal de Teesside em agosto e pegou uma sentença de sete anos de regime fechado. “Eu nunca mais falei com Melissa desde o ataque e eu nunca mais quero falar com ela”, disse Sophie. “Eu repeti a cena do que aconteceu um milhão de vezes na minha cabeça desde que isso aconteceu, e eu ainda não consigo acreditar que ela fez isso comigo. Ela não demonstrou nenhum remorso no tribunal, e ela nunca tentou pedir desculpas para mim. Se ela quisesse, eu tenho certeza que ela poderia ter dito para a polícia me deixar saber que ela estava arrependida, mas não o fez. Eu a odeio agora.”
Robinson teve sua nova prótese ocular colocada no dia 10 de dezembro. “O novo visual é muito melhor do que o anterior”, ela disse, “mas ainda há problemas. Ainda é um pouco grande demais, e eu tenho que voltar em março para um check-up e pode ser que eu tenha que fazer alguns ajustes. Eu tenho que lavá-la todos os dias e, no momento, é um pouco doloroso quando eu a coloco de volta. Os médicos esperam que, quando meus músculos do olho relaxarem, eles serão capazes de lidar com a nova prótese ocular melhor, mas se eu não puder lidar com isso, então eles vão ter que fazer alterações novamente.”